Dimas Frolov logo
Imagem de capa do post: Dicas de fotografia infantil

Dicas de fotografia infantil

Data de publicação: 13 Aug 2025

Tenho certeza de que você tira muitas fotos dos seus filhos, mas siga estas dicas simples; você elevará a qualidade das suas fotos para o próximo nível.

Dicas para fotografar crianças: Tire mais fotos!

A sessão de fotos das crianças é o momento em que você não deve se preocupar em economizar espaço no armazenamento da sua câmera. As crianças mudam suas emoções muito rapidamente, e você não terá fotos do mesmo humor. Lembre-se de que o fundo, a luz e o ambiente adequado para a criança sempre devem ser considerados, o que é motivo suficiente para tirar o máximo de fotos possível. Apenas algumas boas fotos são feitas de 20-30 até mesmo fotógrafos de família talentosos.

Assim, 5 a 10% é um excelente resultado para a fotografia de crianças.

Dicas de fotografia: verifique a luz!

Você pode fotografar até mesmo na escuridão total com câmeras fotográficas modernas.

Mas você pode obter fotos mais nítidas e claras com ruído mínimo com uma boa iluminação. É melhor tirar fotos das crianças ao longo do dia. Tente manter seu filho perto da janela se você estiver fotografando dentro de casa. Também é mais seguro para você ficar do lado da janela. Use um difusor se você tiver um flash externo. Use seu flash embutido apenas se não houver outras possibilidades de obter uma boa foto.

Locais sombreados são perfeitos para fotos ao ar livre. Assim, o rosto não ficará muito iluminado, e a pele da criança parecerá adorável. Além disso, a criança ficará mais relaxada e não vai squint.

Dicas de fotografia infantil. fotógrafo Dimas Frolov foto 1800
Foto de Fotógrafo baseado em Lisboa - Dimas Frolov

Dica de fotografia: Não fotografe contra a luz!

É um conselho simples, mas você pensa em muitos detalhes durante a sua sessão de fotos. Você pode perder a janela iluminada atrás da criança porque ela ainda está se movendo. E as fotos parecem sombrias.

Fotos de silhuetas também podem ser impressionantes. Mas os detalhes ou sentimentos da criança não são necessários naquele momento. Esse tipo de imagem seria mais crítico, pois apenas isso é perceptível. Pose e fundo.

Importante!

Mesmo com o sol ou uma janela brilhante atrás da criança, você ainda pode obter uma agradável luz de fundo se a luz direta não entrar no quadro. Às vezes, basta mudar ligeiramente o ângulo de disparo.

Dicas para fotografar crianças: Esteja ao nível dos olhos.

Os adultos costumam tirar fotos das crianças sem nem se abaixar. Portanto, muitas fotos são tiradas de cima para baixo. Para que as imagens pareçam naturais, fotografe seu filho com a câmera ao nível dos olhos.

Quando você se senta com uma criança, ela começa a te perceber como um igual, como um amigo, e será mais fácil para você estabelecer contato com ela.

Dicas de fotografia infantil. fotógrafo Dimas Frolov foto 1802
Foto de Fotógrafo baseado em Lisboa - Dimas Frolov

Dicas para fotografar crianças: não peça um sorriso, seja engraçado!

As regras básicas para uma boa fotografia são sorrir e ser amigável durante as fotos das crianças. No entanto, sugestões como "sorria para mim" ou "diga xiiii" não funcionam com crianças. Essas imagens são falsas, e as crianças ficam estáticas e não naturais. Sorrisos. A melhor maneira de obter fotos reais do dia a dia é fazer algo engraçado, sorrir e surpreendê-las.

Até mesmo um "Boo" ao redor da esquina é mais reativo para as crianças do que a demanda formal de que você sorria.

Dicas para fotografar bebês: Crie um ambiente natural

As ações naturais da criança podem facilmente capturar a verdadeira vida da imagem. Prepare um lugar agradável para descansar e faça o que a criança precisar. Não é a única escolha estimular seu filho com doces para se comportar bem. Pelo contrário, incentivar seu filho a fazer o que ele quer tornará mais provável a criação de imagens muito legais, afinal, a criança não vai pensar e se envolver completamente na fotografia nesses momentos. Portanto, o que você precisa fazer é ter paciência.

]
Se precisar, você pode encontrar informações detalhadas sobre serviços de fotografia de família e crianças em Lisboa

Conclusões

1. Muitas vezes em suas vidas, você terá que fotografar crianças. Percebemos como isso é crítico apenas após anos. E aja agora para não perder mais tempo. Você não pode obrigar as crianças a posar, então fotografá-las é sempre um desafio, mas é uma alegria observá-las!

2. Aproveite a luz favorável e as posições de contexto para prever o comportamento da criança. Você não pode mover a janela, mas pode ir para o lado das janelas, e de lá a luz fica melhor.

3. Não hesite em tirar milhares de fotos a mais. Afinal, os sentimentos das crianças mudam mais rapidamente do que a resposta a eles. Fotografe mais do que você acredita.

4. Faça do seu filho um companheiro, sorria e se comporte naturalmente. A criança detecta e copia o estado emocional.

5. As crianças estão sempre em movimento, então você pode ter um assistente no set muito melhor. O mais importante é alguém como um pai, que conhece e confia na criança – o adulto que sabe como atrair a criança. Além disso, um adulto cuidará do seu filho enquanto você se concentra totalmente no processo de filmagem.

Este artigo está disponível em outras línguas:

foto: Dimas Frolov
Sobre o Autor

Photographer based in Lisbon, Portugal. Originally from Ukraine, he has been working as a photographer since 2010. After spending over a decade in Thailand, he relocated to Portugal and has been based in Lisbon. Available for photography projects across Portugal and Europe. Multi-Award winner and author of many articles about photography.
Texto de SMS WhatsApp Instagram Telegram